domingo, 22 de junho de 2008

Comentando sobre meu IPHONE

Já levo uma semana com o iPhone e aqui vão as minhas notas sobre ele.

Os invejosos do costume vão ficar felizes de saber que tem falhas.
Vale aquilo que custa? Sem dúvida.

**Compra**
Depois da Tourne pela Bahia com As Solteironas, encomendei a um amigo que traz de fora (Berg).

**Abertura da caixa**
A embalagem do iPhone é pequena e compacta. Quem já desembalou outro produto da Apple vai apreciar a mesma atenção ao detalhe com que vem tudo arrumado.
Na caixa, além do habitual par de autocolantes e do manual minimalista, há também- um pano em microfibra para limpar o ecran- uma dock- um cabo USB igual ao do iPod- um mini carregador com uma porta USB para recargas longe do computador- auscultadores/mãos livres
O carregador trazia a ficha norte-americana. Felizmente é universal (110-220V) e usa o mesmo sistema das fichas restantes carregadores da Apple.

**Ativação + Desbloqueio**
Veio desbloqueado e pronto para usar, veio com um chip da AT&T (TurboSIM), mas claro, já coloquei o meu da Oi.


**Hardware**
O telefone é bastante sólido e aparenta ter uma boa qualidade de construção. Não há folgas ou plásticos manhosos. O ecran é de vidro e é estranho a início senti-lo frio quando se encosta à cara.
É também algo largo para quem vinha de um SonyEricsson V600i como eu, mas nada demais. O Meu Motorola Mot Q que uso com meu outro chip e maior.
O ecran é fenomenal. Muito brilhante e com muitos DPI. Como a cobertura exterior de vidro parece bastante fina, parece que a imagem está mesmo à superfície do LCD. Quase que parece uma impressão em papel glossy, como se fosse este iPhone DIY em papel.

**Teclado**
É para mim a maior falha do iPhone. Tenho os dedos grandes e é por vezes complicado escrever. Quando se escreve em inglês o dicionário ajuda bastante e torna-se bastante simples. Quando se escreve em português a coisa complica devido ao dicionário (que tenta corrigir as palavras que escrevo corretamente).
Não é preocupante uma vez que não escrevo muito no telefone. Só umas SMS ou emails de vez em quando e tenho sempre um computador por perto caso precise de escrever um post como este. Com o hábito (e um dicionário português) julgo que seja mais fácil.

**Interface**
O interface é brutal. Simples, intuitivo, bonito.
No iPhone tudo é pensado para usar com os dedos e os ícones são grandes e fáceis de carregar. O scrolling é genial, assim com o o zoom. O ecran inicial (SpringBoard) faz-me lembrar o meu antigo Palm.

**Web/Mail**
O Safari é quase o mesmo em que estou escrevendo este post e tem funcionado bem. Fazia falta um leitor de vídeos do Sapo para acompanhar os Incorrigíveis, mas talvez dê para haixar qualquer coisa. Pelo menos este browser sabe o que fazer a um CSS com o media type de “screen”. Não é como um outro browser móvel **cough**PocketIE**cough** que se põe a interpretar o CSS deste tipo em vez de se ficar pelo “handheld” (Bixa intima da tecnologia fala cada coisa né? hehehehehe).

**Bateria**
Tem durado 2/3 dias. Com wi-fi e utilização como iPod.
Não tenho contado o tempo entre cargas mas que quiser tomar nota do uso, começo a observar e aviso aqui.

**Problemas sortidos**
Já me encravou algumas vezes o que não me agrada.
Não há Copy&Paste, útil em algumas ocasiões.
Bluetooth só para coisas da Apple.

Enfim, estou amando meu IPHONE. Recomendo.

Beijos e até amanhã.

Nenhum comentário: